top of page

Especialidades

Psicoterapia

Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Se a resposta for sim, você não está sozinho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental alguma vez na vida. Muitas pessoas precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Alguns lutam para lidar com problemas de relacionamento,  perda de emprego, morte de um ente querido, estresse ou outras questões. E estes problemas podem tornar-se debilitantes.


No espaço das sessões de psicoterapia a pessoa irá simbolizar e elaborar esses conteúdos, em um espaço de confiança e livre de julgamentos.

Psicoterapia Infantil

Com crianças, a dinâmica da sessão é bem diferente. Através de um espaço lúdico, com brincadeiras e desenhos, o terapeuta acolhe, escuta e observa o brincar da criança. E é nesse espaço, pautado pela confiança, que a criança expressa sentimentos e emoções que são com todo cuidado trabalhadas e elaboradas pela criança. As dificuldades de lidar com as emoções nos pequenos muitas vezes são silenciosas, mas o alerta surge quando há dificuldades na escola, choro fácil, agressividade ou birras intensas e constantes.

Terapia de Casais

Unidos pelo amor e pelo prazer de estar juntos, com os anos de convivência muitas vezes o casal se depara com diferenças ou problemas no relacionamento, que acabam se tornando brigas intermináveis, provocando desgaste no relacionamento e na vida pessoal. As crises decorrentes das mudança pessoais e problemas no dia a dia da vida conjugal, muitas vezes revelam, questões mais graves, como Problemas de comunicação; Traição; Problemas sexuais; Dificuldades financeiras; Vícios; Ciúmes  e Falta de confiança; e até sobre a Educação dos filhos 

Para que o casal se sinta satisfeito com a união, é preciso enfrentar os conflitos e buscar de forma conjunta uma solução satisfatória para o casal no relacionamento. Esse trabalho também envolve um processo de aprendizagem para que o casal consiga lidar melhor com os problemas diários e principalmente deixei o passado para trás.

Minha Abordagem

A ciência da Psicologia apresenta diversas abordagens, sobre as quais o psicólogo se ancora, para se aperfeiçoar e conduzir sua prática clínica. Cada profissional escolhe sua abordagem de acordo com afinidades e gostos pessoais. Escolhi seguir os caminhos da Psicanálise, abordagem que me encanta, com sua história e seu conhecido fundador, o tão falado Sigmund Freud. 

Freud percebeu que poderia curar as pessoas de seus transtornos mentais por meio da fala. Desta forma, a Psicanálise ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, explorando sentimentos, desejos, memórias e estressores que podem levar a dificuldades psicológicas. A partir do discurso do paciente, o profissional fará interpretações e compartilhará ideias que irá contribuir para o crescimento emocional da pessoa em processo de analise. Depois de Freud, vários outros estudiosos se debruçaram em um movimento de aperfeiçoar a Psicanálise, assim me atrevo a dizer que pratico na clinica não uma Psicanálise Clássica, mas sim uma Psicanálise focada na atualidade, onde o acolhimento do sofrimento humano é peça fundamental nas sessões.  

Minha Abordgem

© 2020 por Natália Viana, Psicóloga. 

bottom of page